Ainda estou aqui
A vida nos prega algumas peças. É sempre bom aceitar um desafio. Uma
coluna semanal com foco em seu trabalho é mais que um desafio. O título desta
coluna inicial, para além do intuito de chamar sua atenção tem por objetivo
também dar o tom deste nosso bate papo semanal as terças-feiras. Então vejamos:
Para compreender quais são as resoluções profissionais mais comuns de 2025, a
plataforma Onlinecurriculo entrevistou 500 brasileiros de todas as regiões do
país. A pesquisa buscou quais são os desejos de carreira para este ano e quais
hábitos profissionais vão ficar no passado. “Explorar novas áreas dentro da
própria profissão” foi a meta mais escolhida pelos brasileiros, com 27,2% de
respostas. Inovar na área em que já atua é uma forma de se aventurar em novas
habilidades de forma segura, sem necessariamente mudar de carreira. Em segundo
lugar, “Iniciar um negócio próprio ou empreender na minha área” ficou com
24,8%. Para quem busca trajetórias mais independentes, empreender é uma boa
opção. Essa decisão pode indicar uma insatisfação com o emprego atual ou a
vontade de tomar controle de sua vida profissional. Fechando o pódio, “ter um
plano de carreira estruturado”, com 21,4%, pega o terceiro lugar. Um plano de
carreira é um documento que estabelece a trajetória que um colaborador pode
fazer na empresa. Isso é positivo para ambas, já que impulsiona o crescimento
profissional e a retenção de talentos pela instituição, dando ao funcionário um
caminho claro para que ele progrida na firma. Leia mais em: https://vocesa.abril.com.br/carreira/9-metas-profissionais-dos-brasileiros-para-2025
Considerando que o ano para muitos está iniciando esta semana podemos derivar
uma das causas que de certa forma explica a perplexidade de muitos dos meus
clientes em relação a falta de mão obra. Com
base na pesquisa metade dos profissionais busca ser protagonista de sua
carreira. O empreendedorismo veio para ficar. E para nossa reflexão e completar
o Pareto, quem ainda quer ficar na empresa demanda desta um plano de carreira
para ficar. Meus amigos de marketing desde sempre destacam que o custo de
manter um cliente é sempre menor do que o custo de conquistar um novo. Muitas
vezes para mantê-lo basta somente em cumprir o combinado. Vamos tratar nas nossas
próximas conversas de como podemos atrair esses empreendedores
para o nosso negócio. Mas por hoje fica a pergunta: Como você tem cuidado de
quem ainda está por aí?
Nosso artigo publicado na Tribuna Piracicaba
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